Scarlett X Tom Waits

Todos conhecemos a atriz Scarlett Johansson, a loira americana estilo pin up dos anos 50 que já participou de filmes como “A Ilha”, “Match Point” e “A Falsária”. Musa indie de diretores como Woody Allen, que chegou a dizer que a atriz é criminosamente sensual, (na época ela tinha menos de 21 anos), ela se lançou em uma nova empreitada, agora almejando o título de cantora.

Tudo bem, a voz dela é diferente do que temos ouvido ultimamente, os arranjos do cd “Anywhere I lay my head” foram meticulosamente trabalhados e as parcerias interessantes como a de David Bowie dão ao disco um ar de cult. Mas conforme você começa a ouvir realmente o disco, percebe-se que os arranjos foram colocados ali para dar uma camuflada na voz da atriz, tão grave que soa praticamente masculina e sempre mantendo um tom monótono e sem emoção. As participações hypadas são nada mais que meros barulos quase imperceptíveis e as regravações de um músico original se tornam estranhas e só valem pelo trabalho técnico.

Vamos combinar que Tom Waits não é para qualquer um cantar, assim como Renato Russo, Elis Regina ou qualquer outro cantor com um timbre de voz marcante e uma interpretação singular. Scarlett tem um timbre interessante, mas lhe falta a técnica e a interpretação para fazer do seu cd um tributo ao grande artista que ela escolheu homenagear.

Também a arte da capa do álbum se mostra simples e buscando demais apoiar a imagem indie da atriz/cantora, sem contar no vídeo da primeira música de trabalho “Falling Down”, com cenas estranhas e perdidas, desfocadas e sem muita produção, resultando num trabalho meio bobo, por falta de uma palavra melhor.

Obviamente ela será aclamada pelas mesmas pessoas que dizem que o trabalho crú e infantil de Mallu Magalhães é uma brisa refrescante em nossos ouvidos cansados dessa barulheira tosca da música atual, mas eu digo que é tudo balela de quem adora idolatrar aqueles que se apoiam em atitude para esconder a falta de talento. Com essa eu fecho e só não espero milhares de pessoas me xingando porque eu ainda não tive tempo de divulgar direito esse blog.

Só para vocês entenderem o que eu estou tentando dizer, o clipe que foi altamente divulgado na net.

~ por juzanki em 16 maio, 2008.

Deixe um comentário