Twitter na era da supervisualização!

O Twitter uniu-se ao Google Maps para uma nova empreitada na onipresença dos seus usuários. São dois gadgets, o Twitter Vision e o Twitter Map. O primeiro mostra constantemente as atualizações mais recentes, localizando-as no mapa mundi, mostrando foto, mensagem e as informações básicas.

Não muito diferente do Google Maps, o Twitter Map é um programa que lhe permite encontrar uma determinada localização, mas ao invés de um endereço, o que você busca é o usuário do Twitter que você deseja, de acordo com a sua última atualização. É só você colocar o nome do usuário que você irá descobrir onde ele estava em seu último post e a que horas isso ocorreu. Para facilitar, você pode cadastrar seus endereços e a cada post você só coloca o código escolhido para cada localização.

Eu, sinceramente, fico um pouco apreensiva com toda essa visualização. O Google Maps já permite uma observação que causa uma estranheza pela proximidade que você alcança das casas. Mas o Twitter permite que você controle a vida do usuário, e o pior é que qualquer um pode ter acesso, já que o site não tem nenhum tipo de filtros como o Orkut, que em si já é uma ferramenta perigosa pela visualidade que ela traz aos usuários.

A privacidade vai, a cada dia, sendo mais e mais destrinchada pela internet e o pior é que os usuários permitem essa invasão. Somos todos carentes de atenção nessa sociedade onde o ver e o ser visto se tornou lei de sobrevivência. Vide que o ser popular na internet já se tornou requisito de contratação para certas empresas.

~ por juzanki em 1 junho, 2008.

Deixe um comentário